domingo, 25 de agosto de 2013

Os Gurus e as Ferramentas da Qualidade - Kaoru Ishikawa

Essa semana vou escrever sobre os Gurus da Qualidade, e hoje, sobre um dos mais importantes. Com um método simples e objetivo, Kaoru Ishikawa é um dos Gurus mais lembrados quando o assunto é Qualidade, devido a seu principal feito, a ferramenta de Qualidade chamada Diagrama de Causa e Efeito, chamada ainda de Espinha de peixe ou até mesmo de Diagrama de Ishikawa.


Kaoru Ishikawa/ 1915-1989
Ishikawa, nasceu em Tóquio em 1915, filho mais velho de oito filhos de Ichiro Ishikawa, estudou Química, trabalho no exército japonês como técnico naval, estudou ainda Engenharia na mesma faculdade, em 1949 entrou para União Japonesa de Cientistas e Engenheiros (JUSE)um grupo de pesquisa de controle de qualidade.

Kaoru aprendeu alguns conceitos de qualidade "americanos" e transformou (traduziu) estes conceitos para uma visão japonesa, a partir daí veio alguns conceitos e eventos, como o Círculo da Qualidade, a Conferência Anual do Controle da Qualidade.Em seguida (em 1982) seu destaque, o Diagrama de Causa e Efeito, que foi "construído" para entender, desvendar e dar o devido tratamento, nas causas da variação de qualidade, com ele conseguimos enxergar as principais causas de uma determinada situação e hoje é uma das ferramentas mais utilizadas em instituições que possuem divisões de qualidade, assim como indicada por algumas normas (como a ISO 9001) para "trabalhar a qualidade.


Modelo de Diagrama de Causa e Efeito (Espinha de Peixa) ou Diagrama de Ishikawa.
Ishikawa trazia como visão:
1. A qualidade começa e termina com a educação.
2. O primeiro passo é conhecer as especificações do cliente.
3. O estado ideal para a qualidade é quando a inspeção não é mais necessária.
4. Remova a causa fundamental e não os sintomas.
5. Controle de Qualidade é responsabilidade de todos.
6. Não confunda os meios com os objetivos.
7. Coloque a qualidade em primeiro lugar e estabeleça suas perspectivas de longo prazo.
8. O marketing é a entrada e a saída da qualidade.
9. A alta gerência não deve mostrar reações negativas quando os fatos forem apresentados pelos subordinados.
10. Noventa e cinco por cento dos problemas na companhia podem ser resolvidos pelas sete ferramentas do Controle de Qualidade.
11. Dados sem a informação da sua dispersão são dados falsos.

Bom, por hoje, é isso, qualquer dúvida, vamos trocando.Até mais.=)



sábado, 24 de agosto de 2013

A definição da Qualidade Subjetiva - uma análise macro

Iniciando as atividades com este blog, aqui vou comentar as diversas situações e temas que envolvem a qualidade no Brasil e no mundo.

Atualmente temos várias fontes, mídias, pessoas, especialistas, dentre outros, que comentam,expandem e até discutem o tema qualidade no mundo. A qualidade é diferentemente interpretada pelas pessoas, entre as diversas formas de classificá-la temos a relação com o ciclo de vida,o preço alto ou até mesmo a "marca", de um determinado produto.

Prefiro dizer que a Qualidade está diretamente relacionada a SATISFAÇÃO causada no indivíduo quando há uma experiência com um produto, serviço ou situação. A qualidade pode ser avaliada em tudo, exatamente isso, em tudo, podemos avaliar qualidade de um atendimento no restaurante, a qualidade de vida de um indivíduo considerando a alimentação e atividades dele, a qualidade no ambiente de trabalho, a qualidade do serviço prestado por um hospital, enfim, a qualidade está realmente em TUDO, dependendo do ponto de vista e das condições atreladas a uma avaliação.
Hoje em dia, as empresas até possuem uma área de qualidade em sua estrutura, mas ainda é comum a resistência em relação a prazos x gastos, dependendo da situação um projeto de qualidade é razoavelmente caro e médio a longo prazo para conclusão. Para a grande maioria das empresas, que são imediatistas, esses fatores acabam "impactando" diretamente na organização.

Entretanto, vale a pena lembrar que países como o Japão, que prezam pela qualidade, sempre saem na frente no quesito tecnologia, inovação, criatividade e competitividade, até hoje, temos modelos que sempre são utilizados por diversas empresas do mundo, como Ishikawa, vindos deste país.

E aí o que é qualidade pra você? Garantia, durabilidade, preço alto, "nome", conformidade, pronto atendimento, modernidade, padrões, custo x beneficio, funcionalidade, bom gosto, experiência, resistência? Enfim... até a próxima.